COMO FAZER O CRONOGRAMA CAPILAR?

10:07

cronograma capilar nada mais é do que uma agenda de tratamentos para recuperar cabelos danificados e manter os fios saudáveis. Apesar do nome parecer algo muito profissional, a maior vantagem é que você não precisará ir ao salão para cuidar das madeixas, todos os procedimentos podem ser feitos em casa com produtos facilmente encontrados. Essa rotina é feita em três fases: hidratação, nutrição e reconstrução, que podem ser realizadas com máscaras específicas para cada necessidade e óleos nutritivos. Entenda um pouco mais sobre cada etapa!





COMO SABE DO QUE SEU CABELO ESTÁ PRECISANDO ?

HIDRATAÇÃO

A principal função da hidratação é repor a água do fio. Se seu cabelo esta sem brilho, armado e ressecado, ele precisa de hidratação, então foque mais nesta etapa.Máscaras com poder hidratante: são as que contém em sua fórmula, silicones, são a base de frutas, aloe vera (babosa), álcool modificado, vegetais, pantenol, açucares, vitaminas ou glicerina. Você encontra essas máscaras em supermercados, farmácias, etc…com mais facilidade do que as outras máscaras. Esta fase do cronograma capilar deixa seu cabelo macio, com balanço e sedoso e pode ser feita com mais frequência pois não sobrecarrega os fios. Você pode fazer a hidratação apenas com a máscara, mas pode também potencializar com ativos, como fiz no vídeo abaixo.


 NUTRIÇÃO ou UMECTAÇÃO
O função da nutrição  (umectação) é devolver lipídios ao fios, deixando os cabelos com a oleosidade necessária. Neste caso, se seu cabelo esta com frizz e sem balanço, desalinhado, ele precisa de mais nutrição.
Máscaras com poder nutritivo: para identificar é fácil, elas levam a palavra óleo no nome, são feitas com óleos ou manteigas (karité, cupuaçu, muru muru, cacau e abacate) e tutano.Eu uso os óleos vegetais nesta etapa e adoro. Esta fase deixa seu cabelo sem frizz, sem volume, sem pontas duplas, combate o ressecamento e realça o brilho



RECONSTRUÇÃO
A reconstrução é responsável por repor as proteínas dos fios. Se seu cabelo esta poroso, fino, ralo, partindo e quebradiço, ele precisa de reconstrução.Dica: Antes de fazer uma reconstrução, faça sempre uma hidratação e e uma nutrição, em dias alternados. Máscaras com poder de reconstruir: São a base de creatina, queratina, proteína, trigo, colágeno, aminoácidos, arginina, cisteína, proteínas hidrolisadas…etc. Mas atenção meninas! não use máscaras com queratina em excesso, pois sabemos que leva a quebra dos fios. O ideal é fazer a reconstrução a cada 15 ou 30 dias, e sempre depois da hidratação e nutrição. Esta fase serve para tratar a fibra capilar de dentro pra fora, é a etapa mais potente no ciclo. Ela deixa o cabelo meio duro, mas repõe massa, queratina, aminoácidos, etc, deixando os cabelos mais fortes e sem aqueles pontos brancos no fio. Se quiser saber como eu faço minha reconstrução, Como fazer reconstrução em casa ??


Aprenda a montar seu próprio cronograma capilar
  1. Para cabelos muito danificados (ressecados, com pontas duplas e sem brilho) 1ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução. ...
  2. Para cabelos pouco danificados. 1ª semana: hidratação - nutrição - hidratação. ...
  3. Para cabelo saudáveis (sem coloração ou qualquer outro tipo de química)




ME seguir nas redes sociais também 

Instagram ; deborajoselma
Canal ; Débora joselma
Página ; Naturallize-se 

Espero que tenham gostado !! Beijos 

Não se esqueça de deixa seu cometário é muito importante para mim é de compartilham para mais pessoas conhecer o Blog.

You Might Also Like

0 comentários